Novembro Azul

O mês, dedicado à Campanha “Novembro Azul”, está no início e, mais uma vez, continua a servir de apelo e reflexão para a necessidade de prevenção e diagnóstico precoce do cancro da próstata. A Campanha, que se estende ao longo do mês de Novembro, visa mobilizar sinergias para contrariar o crescente número de casos junto da população masculina e sinalizar a importância de olhar-se para a consciencialização deste problema de saúde.

O cancro da próstata é o segundo que mais afecta a população masculina e a segunda causa de morte. E existem 1,4 milhões de casos novos, cerca de 15,2% da população masculina. A frieza destes números devem servir de alerta e sensibilizar toda a sociedade global. Por isso, a Campanha “Novembro Azul” procura encorajar a população masculina a realizar check-ups preventivos diante dos riscos que o cancro de próstata representa. Não obstante, a prática estar a ganhar relevância no calendário global, ainda assim, a OMS considera um dos tumores de maior incidência entre os homens em Angola e no mundo, acometendo um em cada seis homens acima dos 40 anos.

O diagnóstico precoce continua a ser a chave para a cura do cancro e tem sido, ao longo do tempo, o móbil das Campanhas do Novembro Azul. Cerca de 90% dos casos de cancro da próstata são curáveis se o diagnóstico for feito a tempo.

Ao assinalar, no ano passado, o evento “Outubro Rosa e Novembro Azul”, no Centro de Convenções de Talatona, a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, alertou para o crescente desafio de saúde pública em Angola devido ao aumento das doenças crónicas não transmissíveis, especialmente o cancro. Na ocasião, chegou a enfatizar a importância da prevenção e detecção precoce para controlar o cancro da mama e da próstata, tendo destacado a detecção precoce do cancro como fundamental para garantir a sobrevivência das pessoas afectadas.

A Vice-Presidente da República enfatizou que 1/3 de todos os cancros podem ser prevenidos. A prevenção é a melhor estratégia a longo prazo e apresenta a melhor relação custo-benefício para o controlo da doença.

Previous Dia Internacional para o Fim da Impunidade dos Crimes contra Jornalistas

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados